Você sabia?

Por que há necessidade de tratamento de água?

A água coletada diretamente da natureza possui sólidos em suspensão, microrganismos, sais dissolvidos e gases dissolvidos. Dependendo do uso da água, a presença destas substâncias pode ocasionar diversos problemas.
No caso da água potável, sólidos em suspensão e microrganismos podem causar prejuízos à saúde humana.
Em sistemas de resfriamento e caldeiras, pode haver formação de depósitos de sais (como carbonato de cálcio) na superfície dos trocadores de calor, diminuindo a eficiência térmica destes equipamentos. A presença de oxigênio dissolvido causa corrosão dos metais componentes destes sistemas e, consequentemente, a redução na vida útil dos mesmos. Microrganismos podem proliferar e formar “slime” (lama orgânica) nas superfícies de troca térmica. O “slime” aderido reduz a eficiência térmica dos trocadores de calor e pode provocar corrosão sob depósito nos metais. Assim, a aplicação de um programa de tratamento de água adequado à utilização que esta água terá é fundamental para evitar a ocorrência de problemas. A seleção do programa de tratamento deve levar em conta a qualidade de água, seu uso, as condições operacionais do sistema, entre outros fatores.

O que é corrosão?

A corrosão pode ser definida como o desgaste, ou modificação química e/ou estrutural de um material, provocados pela ação química ou eletroquímica espontânea de agentes do meio ambiente, aliada ou não a esforços mecânicos.
A corrosão é uma causa frequente de problemas nos mais diversos tipos de indústria, podendo ocasionar prejuízos que afetam diretamente a rentabilidade dos negócios e, em muitos casos, a segurança dos funcionários e usuários de equipamentos. Assim, a prevenção da corrosão tornou-se um assunto de suma importância para garantir a prosperidade das empresas.

Por que ocorre a formação de depósitos?

Sais pouco solúveis em água, tais como carbonato de cálcio, podem precipitar na forma de sais em função de fatores químicos (concentração dos mesmos na água) ou físicos (por exemplo, em função da temperatura).
Quimicamente falando, um sal se torna insolúvel e precipita quando seu produto de atividade é maior que seu produto de solubilidade. Os sais precipitados se tornam um depósito através do crescimento dos cristais.

O que é “slime”?

“Slime” é o termo técnico para indicar a lama orgânica gerada pela presença de microrganismos em sistemas de resfriamento.
As condições operacionais de um sistema de resfriamento favorecem, na ausência de contramedidas adequadas, a proliferação de microrganismos e a consequente formação de depósitos de origem orgânica, que podem prejudicar a operação do sistema.

O que significa clarificação da água?

É um tipo de tratamento físico/químico no qual produtos químicos (floculantes e coagulantes) são adicionados à água para reduzirem os sólidos em suspensão e a turbidez da mesma.

O que significa desmineralização da água?

Processo de remoção praticamente total dos íons presentes na água, podendo ser efetuado através de passagem por vasos de troca iônica, por equipamento de osmose reversa ou processos de evaporação/condensação dos vapores gerados.
Como a desmineralização da água consiste na remoção dos íons nela presentes, o processo é também chamado de deionização.
Cada processo apresenta vantagens e desvantagens, em função do volume / vazão a ser gerado e do nível de desmineralização necessário.

Água desmineralizada necessita de tratamento químico?

A necessidade ou não do tratamento químico da água desmineralizada dependerá do uso da mesma. Exemplo: A água desmineralizada será utilizada na alimentação de uma caldeira.
Esta água necessitará do tratamento químico adequado às condições operacionais deste equipamento.

Por que a incrustação causa corrosão?

A incrustação apresenta-se sob a forma de uma camada não uniforme de sais, óxidos e hidróxidos sobre a superfície metálica.
Essa deposição irregular pode gerar o processo de corrosão devido a diferença de potencial eletroquímico (fenômeno de corrosão localizada), ou pelo superaquecimento do metal uma vez que a incrustação aumenta a temperatura do metal devido a diminuição da condutividade térmica.

A água de efluente pode ser reutilizada?

Sim, a água de efluente pode ser reutilizada. No entanto, deve sofrer um tratamento (remoção de impurezas, desinfecção e etc) que adeque suas características físico/químicas à sua utilização.

Quais são os principais fatores que influenciam na formação de incrustação e corrosão?

Os principais fatores são: Temperatura, pH, velocidade de escoamento da água, presença de agentes incrustantes e corrosivos tais como: Carbonatos, Dureza (Cálcio e/ou Magnésio), Cloretos, Ferro, Silicatos, e gases dissolvidos (oxigênio e gás carbônico).

Os produtos Kurita são agressivos ao Meio Ambiente?

A produção e o uso de todo e qualquer produto químico gera impactos ambientais. Os produtos Kurita, quando utilizados conforme recomendações e com o devido monitoramento, estão em conformidade com a legislação brasileira relativa ao meio ambiente.