Missão, Visão, Valores e Compromissos

A KURITA WATER INDUSTRIES definiu, na década de 70, uma filosofia para todas as empresas do GRUPO. Esta filosofia, apesar de possuir mais de 40 anos, continua atual:
FILOSOFIA DO GRUPO KURITA
“Através do contínuo aprofundamento sobre a água, criaremos um ambiente privilegiado onde a Natureza e a Humanidade estejam em harmonia.”
Dentro dessa visão, o Grupo KURITA tem o compromisso de se tornar uma empresa de soluções na gestão de água e meio ambiente, contribuindo assim para seus clientes e para a sociedade.
Esta filosofia determina, de maneira direta, as ações estratégicas que são tomadas pelas subsidiárias ao redor do mundo. Devido a isto, a KURITA do BRASIL estabeleceu, desde 1993, a sua própria missão, com o intuito de tornar mais transparente para todos os Colaboradores qual a sua razão de ser.
Desde 1993, também foi estabelecida a Visão da KURITA do BRASIL. Importante salientar que esta visão ainda se mantém atual, apesar do crescimento contínuo da empresa nos últimos anos.
Visão da KURITA do BRASIL
“Criar um valor único para a solução da água e do meio ambiente”, contribuindo para a consolidação de uma sociedade sustentável.
Em 2006, apoiada pela Matriz (KWI), a KURITA do BRASIL iniciou a elaboração de seu Código de Conduta, apresentando quais os valores da organização, assim como qual a conduta esperada de todo o nosso quadro de Colaboradores. Desde então, são seguidos os seguintes valores pela organização:
Valores da KURITA do BRASIL
- Integridade;
- Segurança;
- Transparência;
- Compatibilidade;
- Justiça.
Processo KEP – Marcos Importados
1993 – Início do Processo KEP
1995 – Certificação na Norma ISO 9002
2001 – Certificação na Norma ISO 9001
2003 – Certificação na Norma ISO 14001
2006 – Certificação na Norma OHSAS 18001
2009 – Inclusão como membro da ABIQUIM
2010 – Primeira auditoria do VerificAR
2011 – Mudança para a cidade de Artur Nogueira e recertificação na ISO 9001/ISO 14001/OHSAS 18001
2012 – Início dos Projetos de Ação Social na região de Artur Nogueira
2021 – Certificação na Norma ISO 45001
A KURITA iniciou em 1993 a implantação de um sistema de gestão, cujo objetivo, que ainda se mantém, é baseado nos princípios da qualidade total e de melhoria contínua. Este Processo foi denominado KEP (KURITA para Excelência de Performance). Operacionalmente o Processo KEP é conduzido por uma Comissão formada por Líderes e integrantes de várias Áreas da empresa, chamada de Comissão do KEP.
Esta Comissão é a responsável por definir, a cada ano, os objetivos e desafios da KURITA para assuntos relacionados ao sistema de gestão da empresa, assim como é responsável pelo monitoramento no cumprimento de cada objetivo proposto.
A Comissão do KEP possui autonomia para propor e conduzir as melhorias que sejam necessárias dispondo de recursos próprios.
Os objetivos do Sistema de Gestão são definidos no início de cada ano e comunicados para todos os Colaboradores da empresa através dos mecanismos de comunicação interna, em uma periodicidade trimestral. Os objetivos são definidos obedecendo a Política de Qualidade, Meio-Ambiente, Saúde e Segurança e Responsabilidade Social da KURITA.
Programa de Integridade da KURITA do BRASIL
Em 2006 o Grupo KURITA iniciou a implantação de seu Programa de Integridade, cujo pilar central é o documento Código de Conduta do Grupo KURITA. Este documento pode ser visualizado em sua versão em português aqui. Seguindo as diretrizes do Grupo, a KURITA do Brasil revisou suas regras de conduta que são expressas através do documento Código de Conduta da KURITA do Brasil (clique aqui).
Canais de Comunicação do Compliance
A KURITA do Brasil disponibiliza o e-mail KDBL_fale@kurita-water.com, onde qualquer irregularidade ou mesmo reclamação pode ser realizada quanto a assuntos de conduta por qualquer pessoa. É garantido que as informações serão avaliadas por uma comissão, assim como serão resguardados os direitos do informante.
Para funcionários do Grupo KURITA, assim como seus representantes comerciais a comunicação de assuntos de conduta pode ser realizada através do canal “KURITA Global Helpline”.
Maiores informações estão disponibilizadas no código de conduta da KURITA do Brasil.
O Código de Conduta da KURITA do Brasil é o documento que consolida e expressa um conjunto de princípios e valores que nortearam o crescimento da empresa durante a sua história, e que serve de guia para as decisões atuais e futuras da companhia.
Este documento aplica-se integralmente:
- A todos os Colaboradores da KURITA sem exceções;
- Ao Presidente, Diretores e Grupo de Lideranças;
- A todos os terceiros que desempenham atividades/funções em prol da KURITA, incluindo-se Representantes Comerciais e Prestadores de Serviço.
RESUMO DA POLÍTICA DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
- FOCO NO CLIENTE e DEMAIS PARTES INTERESSADAS (Fornecedores, Colaboradores, Acionistas, Comunidade no entorno, Órgãos Regulamentadores)
- MELHORIA CONTÍNUA
- FILOSOFIA DE MUDANÇAS
- PROTEÇÃO AO MEIO-AMBIENTE
- COMPROMISSO EM FORNECER CONDIÇÕES DE TRABALHO SEGURAS E SAUDÁVEIS
- REDUÇÃO DOS RISCOS E ELIMINAÇÃO DOS PERIGOS ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO E/OU CONSULTA DOS TRABALHADORES E SEUS REPRESENTANTES
- CUMPRIMENTO ÀS LEGISLAÇÕES AMBIENTAL, TRABALHISTA, DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL E NORMAS DE CONDUTA INTERNAS
- ATUAÇÃO RESPONSÁVEL DA ABIQUIM COMO PILAR CENTRAL
Através destes elementos, e fixação dos Objetivos da Qualidade, Meio-ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, buscaremos continuamente a Prosperidade Empresarial da KURITA do Brasil.
É responsabilidade da Alta Direção e da Comissão do KEP, a comunicação e conscientização desta Política para todos os Colaboradores.
É responsabilidade da Alta Direção e Comissão do KEP, a disponibilização desta Política para todas as Partes Interessadas, assim como exercer influência para o cumprimento da mesma.
É responsabilidade de todos os Colaboradores, o cumprimento integral desta Política.
Os principais compromissos da KURITA são apresentados a seguir:
Ter nos Clientes a razão de suas operações;
Primar por relacionamentos de longo prazo com seus Clientes;
Garantir a qualidade de seus produtos e serviços;
Primar por tecnologias que respeitem a natureza e o meio ambiente;
Desenvolver tecnologias de ponta capazes de assegurar a racionalização de custos e otimização de resultados;
Valorizar o crescimento profissional de seus Colaboradores;
Planejar a longo prazo, buscando o contínuo aprimoramento.